sexta-feira, 13 de junho de 2014

Festas Juninas



    Há duas explicações sobre as folclóricas Festas Juninas: uma delas, em decorrência das festividades que aconteciam durante o mês de Junho e/ou originada em países católicos da Europa - era chamada de Joanina, homengeando a São João, e foi trazida pelos portugueses, durante o período  do Brasil-colônia.

   Nesta época, a influência  externa prevalecia, daí a mistura dos elementos culturais de fora, com os brasileiros nessas comemorações, como por exemplo: da França a dança marcada, a quadrilha; da China os fogos de artifício e de Portugal e Espanha a dança com fitas - juntamente, com os locais: indígenas e os já pré-estabelecidos pelos afro-brasileiros e imigrantes europeus; nas diversas regiões do país - tomando características particulares em cada uma delas.

    Apesar de serem comemoradas pelos quatro cantos do país,   homenageando aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio, na região Nordeste tais festividades servem também, para agradecer as chuvas raras na região. E são um pólo econômico-cultural sazonal, pois muitos turistas visitam as cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Embora a maioria destes sejam  brasileiros, turistas europeus, asiáticos e norte-americanos já começaram a descobrir outras riquezas da cultura do Brasil, além do Carnaval e futebol.

    Durante essas festividades a tradição caminha lado a lado, portanto não há de faltar fogueira, a quadrilha e as deliciosas comidas típicas. No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros, que ficam andando e cantando pelas ruas das cidades, e vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para reabastecer seus integrantes. 

    Na região Sudeste essas festas populares tradicionais acontecem na forma de quermesses,   realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas com direito a barraquinhas com comidas e jogos típicos, e claro, muita quadrilha! De duas décadas pra cá, elas já se estendem pelo mês de Julho; tornando-se 'Festas Julhinas' devido ao período das férias escolares.

   O pontapé inicial das Festas Juninas acontece na véspera de Sto Antonio, também o dia dos Namorados no Brasil -  que é considerado o 'santo casamenteiro' - sendo comuns as simpatias para mulheres que querem se casar. Ainda no dia 13 de Junho, as igrejas católicas distribuem o 'pãozinho e o bolo de Santo Antônio'. Reza a lenda que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que sempre haja abundância no lar. Bem como, as mulheres que querem se casar; devem comer deste pão ou do bolo, que tem tradicionalmente imagens minusculas do santo, aquelas que o acharem casam ainda no ano vigente. Veja o que diz a letra de uma das músicas mais executadas durante os festejos

Isto é Lá Com Santo Antônio
de: Lamartine Babo

Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!
Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isto é lá com Santo Antônio!
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio

São João ficou zangado
São João só dá cartão
Com direito a batizado
Implorei a São João
Desse ao menos um cartão
Que eu levava a Santo Antônio
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Disse o velho num sorriso:
Minha gente, eu sou chaveiro!
Nunca fui casamenteiro!
São João não me atendendo
A São Pedro fui correndo
Nos portões do paraíso
Matrimônio! Matrimônio!
Isso é lá com Santo Antônio
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo