segunda-feira, 15 de abril de 2013

Bast/Bastet

Uma das representações da deusa Bast - corpo feminino e cabeça de gato

   Bast ou Bastet foi uma das divindades mais veneradas no Antigo Egito. Nas festas dedicadas a Ela, em 15 de abril - as ruas enchiam-se de música, dança, brincadeiras e de farta comida,  com muitos doces, mel e vinho.

   Bast é um dos nomes mais antigos que se conhece (cerca de 5.000 anos); originário da Segunda Dinastia (2890-2686 a.C). Também, um dos mais conhecidos e visíveis de Ntjer, o deus Kemet; tendo por missão a proteção e vingança. Assim, a Deusa é associada ao rei como executadora, enquanto arranca os corações dos transgressores e os deixa aos pés do Faraó esses também são traços associados a outros 'Deuses felinos', como Mefdet protetor dos aposentos do Faraó e Sekemet a destruitdora de seus inimigos.

  Ainda sobre os nomes Bast/Bastet cabe lembrar que o povo de Kemet, como tantos outros povos antigos, não utilizava vogais na escrita. Em pesquisas mais atuais afirmou-se que a verdadeira pronuncia de Bast seria Ubastyyat, portanto nem Bast, Bas ou Bastet. Porém, a Deusa atendia por outros nomes como: Ubasti, Ba-en-Aset ou 'Ailuros', palavra grega para gato. Já o nome egípcio para o gato era  'Mau'.

   A deusa Bast é representada como uma Gata Preta, com um brinco e um colar ou como uma mulher com cabeça de gato segurando um sistro, instrumento musical sagrado.
   O templo eregido em sua honra localizava-se ao Delta do Nilo, na cidade Bubastis, "Per-Bast" em egípcio (significa "a casa de Bastet"), onde se mantinham gatos sagrados que eram embalsamados em grandes cerimônias quando morriam, porque eram considerados como encarnação da Deusa. E mesmo porque nos tempos antigos, os egípcios representavam seus Deuses com aspecto humanos e com cabeça de animal. Assim, cada Deus tem ao menos, um animal sagrado associado a ele, e digno de adoração, como se fosse a própria divindade. Bem como, esses animais também eram mumificados para serem preservados para as outras vidas. Portanto, Bast é a deusa gata. Protetora dos gatos, das mulheres, da maternidade e da cura. Conhecida como guardiã das casas e feroz defensora de seus filhos; representando nesse aspecto, o amor maternal.
   Bast é uma deusa Solar, mas enquanto "felina", também tem grande ligação com a Lua, porque a luz e a magia da Lua influência a todos os felinos e a fertilidade; seu filho Khensu, era o deus da Lua. E quando representada na forma de leoa é associada à luz solar. a Deusa também é conhecida como a "Senhora do Leste", enquanto que Sehkmet é a "Senhora do Oeste". Bast é esposa e irmã do deus Sol e a alma da Isis. Era sempre representada com uma ninhada de filhotes (gatos) a seus pés para simbolizar a fertilidade.

  O gato doméstico foi trazido para o Egito por volta do ano 2.100 a.c. e era muito valorizado por ser matador de cobras, e considerado um "ser divino", ao ponto que quando um deles morriam de morte natural, as pessoas da casa raspavam as sobrancelhas em sinal de luto. Ainda por conta de sua sacralidade, os médicos egípcios usavam como símbolo, um gato preto, para anunciar a sua capacidade de cura. E quem ousasse matar um gato era condenado à morte.

Estatueta da Deusa com os filhotes

. Honrando a deusa Bast, protetora dos lares e da família
   
Faça um altar dentro de casa onde tenha uma imagem da deusa Bast e em volta coloque fotos de sua família, de gatos e de seus pets; podendo sempre que quiser acender uma vela na cor verde ou branca. Peça sempre a proteção e o amor maternal de Bast, porque ela pode se transformar em ferocidade no caso algum de perigo aos seus filhos.
. Oração de uma Deusa aos Deuses Egípicios
"Em nome de Rá, Ísis, Osíris,
Hórus, Ptah, Thot, Tum,
Nut, Anubis, Hathor
Eu sou Bastet, a deusa
dos mistérios da natureza.

Eu rodopio e giro
eu me escondo e procuro.

Brinco e caminho

divertindo-me e gracejando.

Minhas oportunidades

de me divertir são infinitas

e o prazer que isso me dá

me faz ronronar.

Os desafios da vida nunca me detém

pois eu sei como me tornar inteira

brincando."
Gato - animal sagrado no antigo Egito


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © by mundi |
Design by by mundi | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube
Topo